great developers, i am the coder

4 hábitos para tornar-se um desenvolvedor melhor

Bruno Carneiro

Bruno Carneiro

Qualquer plano de carreira de uma empresa recompensa o funcionário de acordo com sua evolução.

Para você evoluir como desenvolvedor você precisa trabalhar e crescer suas habilidades diariamente e utilizá-las para entregar melhores soluções para a empresa que te contratou. Tornar-se melhor não é apenas ganhar novas técnicas mas também usá-las para gerar valor para pessoas e negócios.

Aqui estão quatro sugestões, escrita por um desenvolvedor para outro, que podem te tornar melhor profissionalmente!

Foque

Quando iniciei meu primeiro estágio em uma empresa de tecnologia percebi que o que eu sabia era muito pouco. Antes disso, achava que o que eu havia aprendido até então na faculdade seria suficiente para iniciar um trabalho como desenvolvedor de software.

Minha ficha caiu quando começaram as perguntas do tipo: O que você sabe sobre o framework X? Você já trabalhou em equipe? Sabe a respeito de controle de versão de código? Qual ferramenta? Já trabalhou com a IDE Y? E as bibliotecas A, B e C?

A cada pergunta eu somava mais um no contador de novas tecnologias para estudar…

Desenvolvimento de software tem muitos conceitos, técnicas, tecnologias para serem aprendidas e por isso muitos desenvolvedores acabam caindo na armadilha de quererem dominar o maior número delas. Esse é um caminho longo para começar a se destacar na carreira. O mais curto é se especializar em uma delas dando preferência para a que é mais utilizada no projeto que você trabalha. Assim, nessa tecnologia, você vai se tornar referência técnica dentro do seu time. Isso já é um grande começo!

Quando você já for autoridade em um assunto você pode escolher outro para dominar.

Estude

Diferentes pessoas aprendem de diferentes formas. No meu caso, eu tenho mais facilidade para aprender lendo livros e artigos do que professores/instrutores me ensinando. Outros preferem assistir online cursos de EAD. Não tem problema!

O mais importante é você criar o hábito de estudar, da maneira que achar mais produtiva para você. Com a palavra hábito quero dizer ao menos meia hora por dia.

Com isso você ganhará mais conhecimento e quanto mais tiver melhor desenvolvedor você será!

Pratique

Porque você acha que todo professor passa um conteúdo e em seguida dá uma lista de exercícios para fazer?

A prática é uma das melhores maneiras de fixar o que você aprendeu. Dessa forma você ganhará fluência e esse novo aprendizado se tornará natural para o seu cérebro que vai utilizar o novo recurso como se fosse algo do dia-a-dia.

Mas Bruno, como posso praticar o que aprendi?

É simples, começando zero um mini-projeto utilizando o que você está estudando. Ou seja, se você está aprendendo sobre NodeJS faça um servidor web para, por exemplo, agendar consultas médicas. Lembre-se bons programadores começam do zero.

Compartilhe

Agora é a hora de você começar a receber de volta todo o esforço que colocou para se desenvolver.

Claro que não Bruno, não vou começar a ganhar dinheiro logo em seguida de eu ter aprendido algo novo!

Você tem razão! Ainda não vai começar a ganhar dinheiro com o que aprendeu…mas vai dar o seu primeiro passo.

No momento que você compartilha o que aprendeu, seja mostrando para um colega, ou dando um mini-curso para os membros do seu time, ou escrevendo um artigo para um blog, você está gerando autoridade no assunto para você. As pessoas ao seu redor vão começar a te enxergar como uma espécie de guru no assunto! E quanto mais consistente você for, ou seja, mais você for estudando, praticando, e compartilhando a respeito, mais referência você se tornará.

Aí vai ser questão de tempo para o seu chefe te perceber como uma referência técnica e te reconhecer por isso!

Já sabe por onde começar? Coloque em prática o que discutimos aqui e deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Deixe um comentario