great developers, i am the coder

5 maneiras de impressionar seus colegas desenvolvedores

Bruno Carneiro

Bruno Carneiro

Quando estava iniciando minha carreira as vezes me deparava com um problema que não sabia resolver e pedia ajuda para um colega mais experiente e geralmente ele sentava na minha mesa e fazíamos Pair Programming. Em uma dessas, um desenvolvedor mais sênior foi me ajudar pela primeira vez. Quando ele começou a me mostrar como solucionar o problema fiquei impressionado como ele programava. Era fluido, não titubeava, suas mãos praticamente não saíam do teclado e ele navegava pelo código como se estivesse consultando um livro que conhecia há mais de 10 anos!

Fiquei muito impressionado com sua técnica e, hoje, consigo compartilhar alguns dos “truques” que me impressionaram nesse dia. São eles:

Atalhos, atalhos e mais atalhos!

Aprenda os atalhos do seu editor/IDE. Quanto mais melhor! Fique fluentes neles! Aprenda um atalho por vez e toda vez que for programar utilize todos que sabe. Assim que decorar um atalho, comece a memorizar outro. Dessa forma, quando um amigo ou colega te ver programando vai ficar impressionado com o quanto você programa rápido e como conhece bem a ferramenta que usa para desenvolver.

Teste rápido

Aprenda a testar seu código de forma rápida! Um dos grandes problemas do nosso trabalho é que demora um tempo para testar o código que acabou de escrever.

Para mim não é assim Bruno! Eu uso Node.js e as vezes Python!

Em todas as linguagens e tecnologias essa demora acontece, algumas são mais rápidas que outras. Por exemplo: para Java essa demora acontece porque temos que compilar e construir um pacote para execução. Para Node isso também pode acontecer se no seu projeto você está utilizando ES6. Essas demoras também acontecem por causa das implantações no ambiente de execução como um servidor de aplicações ou um dispositivo móvel.

Mas além do tempo de construção e execução despendemos um tempo também porque você tem que executar um certo cenário até chegar no ponto que você escreveu.

Você perde minutos ou até mesmo horas preciosas do seu dia, construindo, implantando e rodando todo o software várias vezes durante a sua jornada de trabalho!

É verdade, mas como posso melhorar isso?

Bem simples! Você pode executar seu código de forma unitária, ou seja, somente esse trecho de código que escreveu. Existem várias maneiras de fazer isso. A mais comum é através de um teste unitário. Mas também é bem frequente escrever uma classe só para rodar o código, ou abrir o console da sua linguagem script e executar o seu código, ou até mesmo abrir o Chrome Dev Tools e rodar o seu código JS nele antes de subir!

Seus colegas vão ficar bem impressionados quando estiverem do seu lado e surgir uma dúvida como por exemplo: “Esse método lança exceção quando passamos null como entrada?”. E você responde da seguinte maneira: “É fácil, vamos ver aqui rapidinho…” e você abre o console e executa o código e em menos de 20s. já tem a resposta! Sem a necessidade de rodar o código inteiro do projeto que está desenvolvendo.

Escreva programas para resolver problemas do cotidiano

Nós desenvolvedores temos uma grande vantagem sobre os demais profissionais. Conseguimos automatizar problemas do nosso dia a dia sem muita dificuldade. Para pessoas de outras profissões isso é muito custoso ou praticamente impossível!

O grande problema é que usamos esse nosso “poder” somente a favor do nosso projeto e muito pouco nos favorecendo. Somos tipos santos que fazem tudo pelos outros e não por nós mesmos!

Humm…. como poderia utilizar programas para me ajudar?

Isso é bem simples, basta você enxergar problemas na sua rotina que são chatos de realizar e que seria interessante automatizar.

Quer um exemplo? Eu todo dia antes de fazer um commit no Git digitava alguns comandos para essa tarefa. Veja:

git add .
git commit -m "Corrigi aquele maldito erro!"
git pull
git push

Não seria legal se eu pudesse digitar somente:

gitcommit -m "Corrigi aquele maldito erro!"

Eu sei que nem sempre quero adicionar todos os arquivos…. Mas para a maioria dos cenários funciona e me economiza tempo.

Controle de versão

Saiba tudo da ferramenta de controle de versão que você trabalha. Se você está em dúvida de qual começar a aprender, Git é a mais utilizada atualmente. Fixe bem como resolver  cenários como: resolução de conflitos, voltar o código para a versão anterior, criar/remover/alterar branch.

Para os que trabalham com Git aprendam a utilizá-lo na linha de comando e se ligue nas sequências de artigos de Git que estou publicando!

Faça a diferença

Ser igual a todos não impressiona ninguém!

O que impressionará seus colegas e até mesmo seu chefe é você fazer a diferença. Pensar diferente. Ou seja, sabe aquela reunião que ninguém presta atenção, que muitos ficam com sono, ou que outros chegam atrasados? Imagine como seria se você estive muito focado nela e pensasse e comentasse possíveis cenários alternativos ou complementares para o que está sendo dito!

Todos olhariam a sua volta e pensariam…”Puxa, é verdade isso que ele está falando! Não tinha pensado nisso! Ele é bom hein?!”

Para quem chegou até o final, aqui vai um bônus! O que mais impressiona é conhecimento aliado a prática. Se você for o guru do seu time, resolver os problemas que lhe são passados e ainda por em prática o que mencionei acima tenho certeza que você deixará as pessoas do seu time bem impressionadas com você!

Tem mais alguma dica ou quer compartilhar a sua vivência sobre esse tema? Coloque nos comentários para conversarmos!

Deixe um comentario