great developers, i am the coder

Bons programadores começam do zero

Bruno Carneiro

Bruno Carneiro

Parece óbvio esse título né?

É verdade que todo bom programador que conheço começou do começo. Iniciou sua carreira como estagiário ou até mesmo como desenvolvedor por hobby, antes mesmo de ingressar na faculdade ou um curso técnico.

Porém não foi isso que quis dizer. Na verdade, o título desse artigo deveria ser “Bons programadores começam aprendendo tecnologias a partir de projetos do zero”.

Por incrível que isso pareça, esse não é o comportamento que acontece com a maior parte dos programadores que conheço. Com eles funciona assim, geralmente entram em uma empresa que trabalha com certas tecnologias. Outros desenvolvedores mostram para eles como trabalhar com essas tecnologias e quando aparece um problema basta buscar no Google e acessar o primeiro link do StackOverflow. Parece simples ser desenvolvedor nesse estilo, certo?

Sim! O problema é que esses programadores têm muita dificuldade para se destacarem tecnicamente. Isso porque eles não entendem os conceitos básicos das tecnologias que trabalham. Ficam defasados de conhecimento de base.

As grandes estrelas técnicas, aqueles que são referências nas empresas, têm um hábito em comum que é um de seus segredos. Eles começam aprendendo tecnologias do começo. É bem simples, iniciam lendo a documentação do produto, os conceitos básicos, depois desenvolvem o Hello World, entendem como funciona a tecnologia, como configura, etc. A partir daí, quando o conhecimento de base fica sólido e eles têm um bom embasamento eles só aumentam o seu conhecimento lendo o código fonte do projeto, aprendendo outros cenários de uso, dicas de otimização, e mais, mais e mais!

Tudo se inicia do começo! E você vai começar do zero hoje?

Deixe um comentario