Uncategorized

Como se tornar um líder técnico

Bruno Carneiro

Bruno Carneiro

O que o programa Big Brother tem a ver como se tornar um líder técnico? Muito!

No programa, o telespectador observa todo o comportamento de cada participante do reality show! Como ele age em situações tensas, como ele convive com os outros moradores da casa, como ele se comporta, se veste, etc…

Pois então, em uma empresa acontece a mesma coisa! Todos os colaboradores te observam! O tempo inteiro! A partir dessas observações, eles criam uma imagem, e geram um conceito (e muitas vezes um pré-conceito) a respeito de você.

Ou seja, as pessoas podem te achar sério, engraçado, bobo, infantil, inteligente, nerd….tudo a partir dessas observações. Assim, sua imagem e seu comportamento contam muito para ser um líder técnico. Veja só…

Os líderes são escolhidos pelo povo

Primeiramente, líderes são escolhidos naturalmente por um grupo de pessoas. Elas decidem seguir uma pessoa a partir de bons exemplos que ela dá. No início, a pessoa se torna líder sem precisar da empresa nomeá-lo como tal. A partir do momento que a companhia percebe essa presença de liderança ela opta por nomear e promover o líder.

Como dar um bom exemplo para desenvolvedores

Então, como se tornar um líder técnico é uma questão de dar um bom exemplo para os seus colegas. Entretanto, em que você tem que dar um bom exemplo? Pense só, times de desenvolvimento de software, são compostos na maioria de que tipo de membros? Desenvolvedores!

O maior bom exemplo que se pode dar para desenvolvedores de software é conhecimento e embasamento técnico. Ou seja, eles são liderados por membros que têm um conhecimento técnico superior ao deles. Programadores seguem as pessoas que são referências técnicas, autoridades em conhecimento e prática, dentro do time.

Dessa forma, a primeira meta que você precisa alcançar é a de se tornar uma referência técnica. E, para isso, o que você precisa? Você precisa focar, estudar, praticar, compartilhar as tecnologias, a arquitetura, as linguagens de programação e todo o espectro de habilidades e conhecimentos exigidos para o seu cargo.

Comece escolhendo alguma tecnologia, ou um componente do sistema em que trabalha, para ser referência técnica. Trate como você fosse o autor dele. Quando as pessoas te enxergarem como líder nele, expanda para outro componente ou tecnologia.

Veja o meu exemplo. Comecei como estagiário querendo ser programador. Estudei muito a ferramenta de desenvolvimento que usávamos e aí comecei a ser uma referência no uso dela. Fui contratado. Depois me tornei referência nas tecnologias que usávamos….e aí minha carreira foi crescendo…

Outros exemplos que líderes demonstram

Para ser um líder técnico não basta apenas ser a referência técnica no seu time. Além de ser o cara em desenvolvimento de software, você terá que dar o exemplo em produtividade com qualidade. Não adianta você ser a referência mas não produzir o que é esperado pelo time.

Mais que conhecer e produzir com qualidade você ainda vai ter que demonstrar outras qualidades essenciais que não estão ligadas ao código e a parte técnica. Algumas delas são: ter uma boa comunicação, ser confiante, ter postura, tomar a responsabilidade para si, ser pontual em compromissos, ter seriedade, tratar bem os membros do time, enxergar problemas e propor soluções, dar sua opinião…

E um dos mais importantes pontos: fazer de tudo para o sucesso do time! Conduzir o time com sucesso para alcançar as metas planejadas!

Ser líder técnico exige um grande esforço e grandes responsabilidades. Mas, você será recompensado por todo esse trabalho! E, é muito gratificante participar, desde o início, de um grande sucesso que você ajudou a alcançar!

 

 

 

 

Deixe um comentario