great developers, i am the coder

O que nós desenvolvedores podemos aprender com Cristiano Ronaldo

Bruno Carneiro

Bruno Carneiro

Um dos nomes mais falados nessa Copa do Mundo é o do Cristiano Ronaldo!

Num desses programas de mesa redonda ouvi o depoimento de um amigo dele dizendo o seguinte: “Se o CR7 te convidar para jantar na casa dele não vá!”. Segundo o amigo, ele foi a casa do jogador esperando comer, beber e se divertir muito! Mas as coisas não foram muito bem por aí.

Na mesa foi servido frango grelhado e salada. Nada de suco, somente água! Se não bastasse o jantar fitness e sem tempero, ao final da refeição o jogador convidou o amigo para bater uma bolinha, depois natação e por fim sauna para descansar o corpo. Ao acabar a maratona o amigo disse ao Cristiano: “Meu parça, você me chamou aqui para confraternizar ou treinar?”

Percebeu como o melhor jogador do mundo é muito profissional e focado?

Apesar de ser um jogador de futebol, podemos tirar alguns aprendizados com quem deu certo, muito certo!

Disciplina e Dedicação

Para ser bom você precisa se dedicar de corpo e alma! Todos os grandes jogadores da Europa têm uma academia dentro de casa e contratam profissionais particulares. Para eles todo treino no clube é feito com muita seriedade mas também tem muito trabalho em casa!

O mesmo se aplica a você! Para você ser um bom profissional, no seu trabalho você deve estar focado e preocupado em produzir o máximo com a melhor qualidade possível. Nesse ponto, evite tudo que te desviará do seu foco. Ou seja, redes sociais, sites de notícias, etc. A dica é fazer pequenas pausas após as tarefas concluídas (Conhece o método Pomodoro?). Nesses intervalos descanse, leia as notícias e suas redes sociais.

Mas isso não é tudo, você também deve se preparar em casa e ter a disciplina de criar hábitos para se desenvolver. Veja o exemplo do CR7, ele tem uma dieta controlada, treina todo dia em casa e no clube e cuida o tempo inteiro do seu corpo!

Jogar em equipe

Futebol e Software são desenvolvidos em time. Toda estrela tem que contribuir, e muito, para a equipe! Já dizia o ditado “Uma andorinha não faz verão…”.

Um time fraco com um craque bem provavelmente continuará sendo um time fraco. Ou seja, é responsabilidade de um bom desenvolvedor compartilhar e evoluir seus colegas em tudo que ele aprender! E não somente no seu time, procurar ajudar outros times, compartilhar o que sabe com outras pessoas até fora da empresa em que trabalha. Lembre-se, isso te dará autoridade no assunto!

Mindset

Para quem acompanha o Cristiano Ronaldo sabe que ele tem a mentalidade de um vencedor.

Os melhores desenvolvedores que conheci estavam focados em serem bons programadores. Ou seja, isso era um objetivo a ser alcançado para eles e isso fazia parte do seu cotidiano. Estavam com essa meta o tempo inteiro na mente e tomavam ações para alcançá-la.

Auto confiança

“Eu estou aqui!”, “Eu sou o cara”…. essas são algumas frases já ditas por CR7 em partidas!

Auto confiança é um forte requisito para liderar. Seus colegas vão confiar cada vez mais em você conforme sua auto confiança aumentar. E você ficará mais confiante conforme seus conhecimentos e práticas se tornarem mais sólidas! A medida que você for aprendendo e colocando suas novas habilidades a prova de fogo sua confiança aumentará e seus colegas perceberão isso!

O Cristiano Ronaldo é o cara no futebol mundial e ele se preparou muito para isso! E você está se preparando para ser uma estrela no seu trabalho?

 

 

 

 

Deixe um comentario