Uncategorized

Porque contribuir com projetos open source?

Bruno Carneiro

Bruno Carneiro

Uma vez conheci um desenvolvedor excelente! Ele era nitidamente apaixonado pelo que fazia. Trabalhava e estudava em suas horas livres e praticamente só conversava a respeito de desenvolvimento de software. Seu hobby era contribuir com projetos open source. E, ele não fazia isso com pouca frequência. Contribuía praticamente todos os dias…

Seu código era tão bom e ele ajudava tanto que se tornou líder técnico de um dos projetos da Apache Foundation. Na época uma das maiores organizações projetos open source e free.

Me lembro, que um outro colega de trabalho achava que contribuir com open source era uma perda de tempo. Dizia assim: “Fulano é muito bobo. Trabalha de graça nesses projetos open source!”.

Depois de algum tempo esse meu colega de trabalho acabou “mordendo a língua” porque o dev que contribuía muito acabou sendo contratado pela maior empresa de software open source do mundo!

Essa é uma história real! E, ainda conheço outras mais, de desenvolvedores que subiram em suas carreiras beneficiados por trabalhos para comunidade! Por isso, quero te mostrar as razões para contribuir com projetos open source.

#1 Contribuir com projetos open source te transformará em um desenvolvedor melhor

Quando você começar a contribuir com projetos open source você entrará em contato com códigos desenvolvidos por programadores do mundo inteiro. Então, você vai ver as melhores práticas, novos jeitos de lidar com problemas, tecnologias modernas e etc.

Bons projetos open source têm muitos testes unitários, uma forte integração contínua e os códigos são bem escritos e com bons designs. Você terá contato a tudo isso!

Desse jeito, sua experiência vai aumentar muito e de forma rápida! O contato com um projeto open source te ajudará a trazer novos conhecimentos para dentro do seu time. E, dessa forma, você impressionará seus colegas e seu chefe!

Também, é uma oportunidade de você trabalhar em projetos de alto impacto, e que geralmente são internacionais!

#2 Contribuir com projetos open source te dará um portifólio

No Github, toda vez que você faz uma contribuição ela é registrada no seu perfil. Assim, com o tempo, você irá construir uma reputação dentro da rede e também o seu portifólio. Atualmente, muitas empresas durante sua seleção avaliam as redes sociais profissionais do candidato, inclusive o Github. O próprio Google e outras grandes empresas do Vale do Silício procuram por desenvolvedores que já impactaram de alguma forma a comunidade open source.

Mais que isso, quem sabe não acontece com você o mesmo que aconteceu com o desenvolvedor do caso que contei no começo do artigo?! 😉

#3 Contribuir com projetos open source aumentará o seu network

A medida que você for contribuindo você entrará em contato com muitos outros desenvolvedores. Dessa maneira, você trocará mensagens com eles, acompanhará o que foi feito em certas funcionalidades, discutirá possíveis soluções e melhorias para o produto. Com isso, você aumentará sua rede e mais pessoas conhecerão o seu trabalho. Dessa forma, mais portas e oportunidades se abrirão para você!

Saquei Bruno! Quero começar a contribuir mas não sei por onde inicio!

Como começar a contribuir

Já contribuí com alguns projetos open source. Começo sempre por aqueles que são dependências diretas do projeto do qual estou trabalhando no momento. Ou seja, é muito provável que o código que você está desenvolvendo agora tenha dependências de bibliotecas open source. E, nelas, sempre tem um bug que impacta o projeto principal. Então, eu busco se o erro já foi registrado. Se não foi, registro e começo a discutir uma solução com a comunidade. Se for viável implementá-la eu faço e submeto a contribuição para aprovação.

Outra maneira, é você procurar bugs registrados que ainda não foram corrigidos e submeter a sua correção.

Por fim, para começar a contribuir com projetos open source você tem que ter um bom conhecimento em GIT. Já leu os artigos da série “Dominando o GIT”? Veja aqui a parte 1 e parte 2.

Já teve uma experiência no mundo open source? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Deixe um comentario