clean code, great developers, i am the coder

Revisão de código: porque fazer?

Bruno Carneiro

Bruno Carneiro

Certo ou errado? Revisão de código é uma prática que gasta tempo. Certo!

Revisão de código é uma prática que não compensa o tempo gasto. Errado!

Para muitos gestores a revisão de código é mais uma atividade de overhead. Um aumento de burocracia no processo de desenvolvimento de software. Assim, consequentemente, uma diminuição do tempo de construção que, teoricamente, tornaria o negócio menos lucrativo.

Isso, obviamente, é um grande engano. Esse estudo da Microsoft revelou que, embora o objetivo principal das revisões de código seja encontrar defeitos, existem outros benefícios para os desenvolvedores que são estimulados por esta prática. Dessa maneira, nós programadores, temos a obrigação de esclarecer a importância da revisão de código para os demais colaboradores da empresa! Então, se aí onde você trabalha ainda não é aplicada essa prática veja algumas das razões para fazê-la.

#1 – Identificar bugs com antecedência

Uma das principais razões para fazer revisão de código é que através dela outros membros do time, nesse caso chamados de revisores, encontram erros ao ler o código. Isso é a mesma coisa que após você escrever um artigo você relê-lo. Você vai pegar alguns erros, certo? Imagina um outro desenvolvedor lendo seu código. Ele pode pensar em cenários alternativos, tratamentos de erros, dentre outras coisas que você nem tinha se lembrado de contemplar.

E, o melhor, esses bugs serão encontrados antes do seu código ir para homologação ou produção. Evitando que gere uma instabilidade ou a insatisfação do cliente.

Dica: Antes de enviar o seu código para revisão sempre releia tudo que foi feito. Você encontrará erros e detalhes que acabou deixando para trás. Eu uso o git diff para fazer isso. Essa prática, deixará a qualidade do seu código melhor e o menos problemas serão encontrados durante revisões nos seus códigos.

#2 – Manter um padrão de codificação e a seguir a arquitetura

Em muitas empresas o revisor de código é um Líder Técnico ou um Arquiteto de Software. Esse profissional é responsável pelo padrão de codificação e pela arquitetura do sistema. O papel dele é compartilhar com todos do time a visão da arquitetura e os padrões de codificação (dentre eles o padrão de nomeclatura).

Assim, durante as revisões de código o Arquiteto certifica que os membros do time estão seguindo todos padrões definidos. Com a evolução da prática de revisão de código, a responsabilidade pode ser compartilhada com mais desenvolvedores.

#3 – Compartilhar conhecimento e responsabilidade coletiva

Quando uma requisição de revisão de código é aberta todos do time podem lê-la. Com isso, os membros podem ficar a par da nova mudança. Assim, ninguém é o responsável por um trecho específico do código. Além disso, quando acontecer um problema em produção, por exemplo, mais desenvolvedores saberão por onde começar a investigá-lo.

Dessa forma, a prática de revisão de código permite compartilhar o conhecimento das alterações no sistema entre todos os membros do time!

#4 – Promover a qualidade do software

Sabendo que alguém irá ler todo o seu trabalho, desenvolvedores ficam mais atentos e cuidadosos com as mudanças. Isso faz com que o código gerado tenha mais qualidade! Mais do que isso, quando os revisores comentam trechos de códigos que podem ser melhorados eles continuam promovendo a qualidade do software.

#5 – Coaching de desenvolvedores mais novos

Um aspecto especial do desenvolvimento ágil é que, quando novos membros se juntam à equipe, engenheiros mais experientes orientam os membros mais novos. E, a revisão de código ajuda a facilitar conversas sobre o código fonte, arquitetura do sistema e padrões.

Mas, mais do que isso, os membros mais novos, com novos olhos, podem descobrir áreas retorcidas, cheias de tempo, que precisam de uma nova perspectiva. Portanto, a revisão de código também ajuda a garantir que o novo insight seja moderado com o conhecimento existente.

Mais para frente vou escrever um artigo de ‘Como fazer revisões de código’. Mas, enquanto ele não chega que tal você compartilhar como é feito as revisões de código onde você trabalha? Comente!

 

 

 

 

Deixe um comentario